sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Algumas considerações sobre a amargura

 - A oração é nosso canal com Deus, pela oração Deus nos ouve. Pela oração Deus nos atende.

- O que acontece se começarmos a orar?

 

SE COMEÇARMOS A ORAR   

 

Se começarmos a orar esse templo treme (Atos 16.25-26)
Se começarmos a orar (a orar) salvaremos vidas
(Tiago 5.16)

Elias orou e o fogo desceu (daí glória a Deus) (I Reis 18.36)
Josué orou e o sol parou  (Josué 10.13)

 

Porque muitas vezes sentimos que nossas orações parecem não chegar ao trono de Deus? Porque não temos firmeza em nossa fé ao orarmos?

Alguns pecados podem existir na vida dos filhos de Deus, que são impedimentos à oração:

Orgulho – Dá a idéia de uma falsa posição

Hipocrisia – É o combustível do orgulho; é a falsidade e o fingimento.

Murmuração – "Nossa murmuração é música para o diabo" – Watson

Maledicência – Ao invés de amar o próximo, nós o agredimos maldizendo.

(...)

AMARGURA -  Estou ferido, e me nego a cura, a reconciliação.

 

Texto Bíblico: Hebreus 12.14-17

14       Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

15       Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

16       E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.

17       Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.

 

- A amargura é uma raiz amargosa e venenosa, é um pecado. E nos desvia de Deus.

Dt. 29.18 Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do SENHOR nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel;

- A amargura é uma raiz parasita que vai crescendo discretamente, e por fim nos suga.

- A amargura é um veneno que pode se desenvolver e crescer dentro de uma pessoa, sem que ela se dê conta;

- É ferramenta de satanás, é um laço de iniqüidade, é um poço sem fundo.

- Estar amargurado é estar longe de Deus.

 

- A amargura só traz choro, angústia e dor profunda, tão profunda que machuca. Ela acaba com nossas forças, nos prostra. Só Deus nos fortalece.

1 Sam. 30.4 Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar.

1 Sam. 30.6 E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus.

- A amargura traz uma dor física, um aperto indizível no coração.

- A dor de perder os nossos relacionamentos.

- A perda da saúde.

- A perda de entes queridos.

- A dor funda da solidão e do desprezo.

- A dor da discriminação.

- A dor causada por aqueles que não se colocam em nosso lugar.

- Chorar é algo natural, faz parte da vida, é resultado da tristeza que se vive. O que não pode é alguém viver no choro, na tristeza, na depressão, mergulhar nisso e não sair mais.

 

- A amargura vem por termos perdido algo, ou porque nunca conseguimos tê-lo.

Atos 8.23 Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade.

- Simão não era mais feiticeiro, se convertera, mas estava preso à fama que anteriormente tinha, e agora, vendo Deus operar milagres através dos apóstolos, a amargura da fama perdida o prendeu, e ele quis comprar o poder.

- A promoção no trabalho perdida.

- O carro novo do vizinho.

- O dízimo de alto valor do irmão.

- O cargo na igreja que não nos foi dado.

 

- A amargura pode brotar em nós sem que notemos.

- Veja como o escritor de Hebreus nos alerta

Hebreus 12.15 Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

- Se não for cortada imediatamente ela toma conta de nós de forma tão indomável, que, como Esaú, talvez não consigamos mais sair dela, mesmo se quisermos.

- Privar-se da graça de Deus é o mesmo que profaná-la, torná-la uma coisa vã.

- Sentir ódio, mágoas, ciúmes, invejas, não perdoar, dão início e fazem brotar silenciosamente a raiz da amargura, e causam os mais variados distúrbios psicossomáticos.

 

- A amargura é um peso, afasta os outros e nos atrasa a vida

Um professor pediu para que os alunos levassem batatas e uma bolsa de plástico para a aula. Ele pediu para que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas, escrevessem os seus nomes nas batatas e as colocassem dentro da bolsa. Algumas das bolsas ficaram MUITO pesadas. A tarefa consistia em, durante uma semana, levar a todos os lados a bolsa com batatas. Naturalmente a condição das batatas foi se deteriorando com o tempo. O incômodo de carregar a bolsa, a cada momento, mostrava-lhes o tamanho do peso espiritual diário que a mágoa ocasiona, bem como o fato de que, ao colocar a atenção na bolsa, para não esquecê-la em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles. Quantas batatas você tem carregado? Elas causam um mau cheiro terrível, afastam as pessoas de você e te impedem de ser abençoado.

2 Samuel 6:16 E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.

1 Crônicas 15:29 E sucedeu que, chegando a arca da aliança do SENHOR à cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou de uma janela, e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração.

2 Samuel 6:23 E Mical, a filha de Saul, não teve filhos, até o dia da sua morte.

- Mical, filha de Saul e mulher de Davi, é alguém que fracassou na vida emocional.

- Improdutividade ia além do aspecto físico, em todos os sentidos.

- CORAÇÃO AMARGURADO – ela não compartilha da alegria do marido, embora amando-o.

- Depois, quando seu marido Davi chega em casa, ela o chama de "sem vergonha" e "vadio": "Voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer!" (2º Samuel 6.20). Ele se alegrava pela vitória no Senhor.

- Não era uma fatalidade. Era um fruto do seu pecado de amargura! Ela se tornou estéril em tudo.

- PROBLEMAS EMOCIONAIS - sua frieza, apatia espiritual e rebeldia tão explícitas, nasciam de uma raiz de amargura.

- Mical amou Davi de verdade.

- Mical sofreu muito e não soube lidar com suas decepções, não as tratou debaixo da graça de Deus.

- Mical foi usada por seu pai como uma "isca" para acabar com Davi. Saul praticamente a vendeu.

- Mical foi abandonada por seu marido e dada a outro.

- Depois seu marido a quis de novo a força, junto com outras, como era costume na época.

- UMA COISA É TER MOTIVOS, OUTRA É TER RAZÃO. Mical tinha todos os motivos do mundo para estar amargurada, para ser incrédula, fria e rebelde.

- Porém, diante de Deus, uma coisa é ter motivos e outra completamente diferente é ter razão.

- "Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados" (Hebreus 12.15)

- Ela (como muitos hoje) preferiu viver "lambendo suas feridas" (auto-piedade), ao invés de levá-las ao altar do Senhor.

- É provável que você já tenha sofrido muitas feridas.

- É provável que muitas decepções já tenham lhe machucado.

- E o que você vai fazer com elas? Vai cultivá-las como uma raiz de amargura ou levá-las ao Senhor para que Ele as arranque e libere sua vida para a frutificação? A escolha é sua.

- Vai prosseguir carregando as batatas pesadas, que de resto estão podres, e seu odor insuportável afastando todos, contaminando muitos?

- Mateus 6: 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Perdoar é libertar as pessoas que você prendeu no seu cativeiro emocional, liberá-la da dívida, que ela tem com você, fazendo assim você vai livrar-se da ruína da amargura.

- Mateus 6: 15 Se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.

 

CONCLUSÃO

Para extirpar a raiz da amargura é preciso seguir alguns pontos:

- ACEITE-SE NAQUILO QUE NÃO DÁ PARA MUDAR

Deus te aceita apesar de tudo (Jo 6:37). Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

E se Ele nos aceita, por que você não se aceita? (Is 61:1-11 (Deus nos purifica); Gl 5:1) Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

Temos uma tendência a auto-depreciação. Olhamos as pessoas que admiramos e achamos que temos que ser iguais a elas, ou melhores.

- SINTA-SE AMADO

Romanos 12.1-2 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

- ALIMENTE-SE DA PALAVRA

- O que fazer para manter-se livre da raiz de amargura?  1 Pe 2:1-3 - Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; se é que já provastes que o Senhor é benigno.

- Não aceite ensinos falsos. Será que nós vamos acolher tudo o que nos dizem, mesmo as coisas mais loucas? (Sl 1:1-3).

- Confesse ao Senhor o pecado de guardar a raiz de amargura não perdoando a si mesmo e ao próximo – Is. 53.4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário