quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Arriscar é Viver

Rir é arriscar-se a parecer louco.
Chorar é arriscar-se a parecer sentimental.
Estender a mão para o outro é arriscar-se
a se envolver.

Expor seus sentimentos é arriscar-se
a expor seu eu verdadeiro.

Amar é arriscar-se a não ser amado.
Expor suas idéias e sonhos ao público é arriscar-se
a perder.

Viver é arriscar-se a morrer...
Ter esperança é arriscar-se a sofrer decepção.
Tentar é arriscar-se a falhar.

Mas...
é preciso correr riscos.
Porque o maior azar da vida é não arriscar nada...

Pessoas que não arriscam, que nada fazem, nada são.
Podem estar evitando o sofrimento e a tristeza.
Mas assim não podem aprender, sentir,
crescer, mudar, amar, viver...

Acorrentadas às suas atitudes, são escravas;
Abrem mão de sua liberdade.
Só a pessoa que se arrisca é livre...

"Arriscar-se é perder o pé por algum tempo.
Não se arriscar é perder a vida..."

 

Soren Kiekegaard

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Spam que dá medo, ou: qual a propaganda que você faz do lugar onde trabalha?

 (...) Trabalhar em um lugar onde você não acredita no conceito ou na validade das coisas que você está fazendo é como ir se envenenando aos poucos e o resultado do seu trabalho vira algo patético. (...)

 

 

Spam que dá medo

 

Abro minha caixa de e-mails e surge uma lista de 30 spans quase que diariamente. Fico só imaginando quantos e-mails esses spanzeiros têm que mandar para que 1 funcione.

 

Tem gente que compra viagra por e-mail ? Ou plano de saúde, palestra de faculdade, coleção de livro, assinatura de revista, doação de sangue ou órgãos, hotel fazenda ou panela de aço ?

 

Muitas vezes eu ainda entro naquelas páginas para descadastrar, mas fico com certo receio que seja um vírus traiçoeiro. Os telemarketings por telefone pararam finalmente, só a Vivo que ainda liga oferecendo um incrível pacote de vantagens por um pouquinho a mais na minha conta eterna e eu nunca aceito.

 

Os fazedores de spam devem ser todos da área comercial. Que aliás inventam coisas que não tem nada a ver com o produto.

 

Às vezes você vê alguns anúncios de uma empresa dizendo isso e aquilo e o produto é totalmente diferente, parece que o pessoal que fez o anúncio nem conhece o produto. O pessoal da área comercial da Folha e do UOL é meio assim, outro dia conversei com uma menina do telemarketing da Folha e ela disse que só lê meu blog, os quadrinhos e o Zé Simão, e ela ainda fica lá atendendo as reclamações dos leitores sem nem ler o jornal. Cacildis. Um conhecido trabalha no telemarketing do Santander mas tem conta no Bradesco. Isso não pode dar certo.

 

Uma amiga que trabalha na Volkswagen disse que lá os funcionários só podem entrar no pátio se tiverem carro da marca deles. Parece meio ditadura, mas faz um certo sentido. Como você pode trabalhar numa empresa e usar produtos de outra? Um amigo trabalha na Natura, mas disse que só usa cremes importados... hum, ele é meio metido. Eu até gosto daquele creme de barbear que a Natura tem e as embalagens deles são sempre muito boas.

 

Outro dia uma menina da Folha me disse que preferia ler o Estadão, eu fiquei meio chocado com essa revelação e achando ela meio tacanha . Como você pode trabalhar em um lugar sem vestir a camisa ? É como ir todos os dias para um lugar só pelo dinheiro, isso deve provocar câncer. É claro que o jornal do concorrente tem coisas interessantes para ler, isso não dá para negar, mas gostar mais do outro ? Já é forçar a barra.

 

É mais ou menos o caso do pessoal do departamento comercial. Os anúncios são tão sem vida que poderiam estar vendendo qualquer coisa. Pegue um desses spans e troque o produto : não vai fazer nenhuma diferença. São anúncios desenvolvidos por gente que nem conhece o produto direito. Vendem qualquer coisa só pelo negócio e não pelo envolvimento com a marca.

 

Trabalhar em um lugar onde você não acredita no conceito ou na validade das coisas que você está fazendo é como ir se envenenando aos poucos e o resultado do seu trabalho vira algo patético. Como os spans, eles são feitos por gente tão sem noção que acabam virando patéticos. Chega a dar dó de quem tem que fazer esse tipo de trabalho. Fico imaginando como é viver anos trabalhando em um lugar onde você só finge estar presente. Como vai ser sua vida fora daquele lugar ? Devem ser essas pessoas que xingam no trânsito, que destroem coisas na rua e que odeiam o resto da humanidade. Por isso mandam spans.

 

Fonte: http://blogdoduilio.folha.blog.uol.com.br/arch2009-08-16_2009-08-31.html#2009_08-20_12_47_39-11540937-29

 


Que este texto nos sirva de avaliação, planejamento e adequação de projeto de vida. Pois no nosso dia-a-dia interagimos em vários ambientes, e o nosso resultado tem muito a ver com a maneira como reagimos em cada um deles. Porque muitas vezes, por falta de planejamento, ou de assumir verdadeiramente nossos compromissos, parecemos mais com aqueles que mandam spans, interagimos de uma forma aleatória e indiscriminada, com isso conseguindo resultados apenas esporádicos, nunca o sucesso permanente.

Osdilson

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Entre Globo e Record, qual a pior?

 Marcelo Carneiro da Cunha
De São Paulo
 

Estimados milhares de leitores, que satisfação estar de novo com vocês, aqui nesse ambiente desenfumaçado dos últimos dias.

Mas, como a realidade é algo que muda o tempo inteiro, enquanto bares e restaurantes se tornaram ambientes bem mais amigáveis aos seres humanos respiradores de oxigênio, o ambiente eletrônico da televisão anda tão esquentado que derreteu até o bombril da antena aqui de casa. Globo e Record se inspiraram no glorioso Senado Nacional e partiram pro chute na canela. Bom para todos nós. Quando os grandes e enormes brigam, parte do muito que eles sabem e a gente não, vem à tona.

Pra começo de conversa, devemos lembrar que essas duas redes de comunicações têm em comum apenas isso: serem duas redes de comunicação. No resto, Globo e Record são animais muito diferentes, mesmo que dotados de dentes grandes e mesmas intenções de predadores.

A Globo é como uma novela da Globo, que nos conta historinhas para boi dormir. Nenhuma novela da Globo quer mudar o mundo ou nos tornar pessoas melhores. Ela nos convida a comprar xampu, iogurte e automóvel, mais nada. Assim é a Globo.

Ela também é a expoente de uma era de grandes veículos que faziam e desfaziam o mundo em que vivíamos. A lógica de uma Globo é a de qualquer grande empresa ligada aos interesses do grande capital, e naturalmente as intenções desse povo nunca foram ajudar o mundo a ser um lugar mais legal, igualitário e modelado pela fraternidade socialista. A Globo é consequência do golpe militar, e não é exatamente surpreendente perceber que nasceu pra ser uma aliada natural e defensora de uma certa ordem. Mas ela também faz televisão de excelente qualidade, coisas do Guel Arraes, do Jorge Furtado, entre outras. Ela faz quando quer, só não quer mais porque parece que não precisa.

A Record é uma grande igreja do bispo Macedo com fachada de rede de comunicações. E a igreja do bispo Macedo não é moleza. Os tais templos dele têm cara de cartório e alma de cobrador de impostos. Entrou ali, pimba, você está achado por eles e perdido pra sempre. Eu lembro de ter escutado o bispo Macedo uma vez apenas, em um táxi de um convertido e salvo pela igreja do bispo.

Não sei se vocês já escutaram, mas é assustador o tal bispo. Assustador pelo tom da voz, de vampiro de filme do Polansky, assustador pela total falta de escrúpulos na hora de dizer a que veio e o que espera da gente. A igreja do bispo Macedo é que nem novela da Globo, só que sem a novela - débito ou crédito, estimado crente?

Uma rede de comunicações de uma igreja dessas faz o que, afinal das contas? Mesmo que ela faça jornalismo com bons profissionais, o que eles tiveram que fazer ontem e anteontem diante das câmeras foi dar a mensagem do chefe. E, diferentemente da Globo, o chefe da Record é o bispo!

Eu tenho saudades do SBT e da Tele Sena. Pelo menos ali ficava na cara que o que o Silvio Santos tinha era uma rede de televisão inteira devotada a vender Tele Sena. Assim, com as coisas claras e simplinhas, tudo, mas tudo mesmo fica mais fácil.

A Globo queria a nossa mente e o nosso corpo, hoje se satisfaz com uma parte razoável do nosso bolso, e ainda faz o Criança Esperança pra mostrar que é legal. A Globo é como a igreja Católica, que faz o que faz, mas com um jeito pra lá de respeitável.

A Record quer o que? Ela quer enfiar o exu caveira na gente e cobrar pra tirar, em suaves prestações mensais, pelos próximos 30 anos.

A Globo é conseqüência e representante de um modelo de sociedade que parece que se esgota. A Record é parte de um império tão sibilino quanto raso, se espalha por todo canto, mas, espero, não faz mais do que manchar o carpete.

A diferença, e talvez seja essa a causa da briga das duas, é que a Globo é uma empresa. Se ela precisa de dinheiro, tem que ir ali adiante, trabalhar, vender, faturar, pagar seus impostos, gerar lucro e então poder tocar no din din. A Record, não. Escasseou o caixa, aluga-se o Maracanã, faz-se uma celebração para Jesus Cristinho na versão do bispo, junta-se duzentos mil coitados, passa-se o saco, todo mundo contribui ou vai ver só, leva-se os sacos de dinheiro pros templos, pronto. Cash flow pra ninguém botar defeito, fora todo mundo com alguma decência no coração.

Talvez seja essa a causa da briga, como foi a causa da queda do Collor. Collor caiu, como talvez vocês saibam, porque uma vez no poder, com a tolerância do andar hiper de cima, começou a acumular dinheiro com uma voracidade alagoense e até então desconhecida. O andar de cima tremeu, Collor caiu.

Talvez o sistema esteja informando ao bispo que melhor ele moderar a taxa de acumulação de capital, ou o céu cai em cima dele. Talvez o bispo já se sinta poderoso o bastante para peitar a banca.

Eu apostaria a minha fortuna pessoal, estimada em dez reais e quarenta e dois centavos, em que é exatamente isso que está acontecendo. E o que está em jogo é limitar o poder do bispo, e por isso, e por motivos de alinhamento estratégico semelhantes aos que fizeram o Lula abraçar o Sarney, nessa, e nessa apenas e por agora, estou com a Globo. Já o estimado leitor, faça a sua escolha. Se o bispo ganha, e ele pode ganhar, logo, logo, não tem mais escolha.


Marcelo Carneiro da Cunha é escritor e jornalista. Escreveu o argumento do curta-metragem "O Branco", premiado em Berlim e outros importantes festivais. Entre outros, publicou o livro de contos "Simples" e o romance "O Nosso Juiz", pela editora Record. Acaba de escrever o romance "Depois do Sexo", que foi publicado em junho pela Record. Dois longas-metragens estão sendo produzidos a partir de seus romances "Insônia" e "Antes que o Mundo Acabe".

Fale com Marcelo Carneiro da Cunha: marceloccunha@terra.com.br

Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais de Terra Magazine.

Terra Magazine
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3921798-EI8423,00.html

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sustentabilidade no dia-a-dia

1.Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água. Feche a torneira quando for se ensaboar ou passar xampu. Banhos curtos economizam água e energia elétrica.

 

2. Ao escovar os dentes com a torneira aberta, o gasto é de até 25 litros. Escove os dentes com a torneira fechada, e só abra quando for lavar a pasta da boca. 

 

3.No Brasil, a válvula de um vaso sanitário chega a utilizar 20 litros de água de uma única vez. Jogar papel no vaso aumenta ainda mais a quantidade de água desperdiçada. Jogue sempre o papel higiênico no lixo.

 

4.Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se estiver pingando são 46 litros por dia.

 

5.Lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro escovar e ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.

 

6.Ao lavar calçadas, muitas pessoas utilizam a mangueira como vassoura, desperdiçando água tratada. Use a vassoura e quando necessário um balde ao invés de deixar a mangueira aberta o tempo todo.

 

7.Para lavar roupas, apenas use a máquina de lavar quando estiver bem cheia.

 

8.Opte por lavar roupas na máquina a frio. Isso economiza de 80% a 92% de energia.

 

9.Para passar roupa, a mesma coisa. Espere acumular bastante roupa para passa-las de uma vez.

 

10.Para se lavar um carro, o gasto médio de 560 litros em 30 minutos. Lave apenas quando for realmente preciso, usando um balde em vez de mangueira, e economiza será de, em média, 520 litros.

 

11.Para molhar plantas, primeiro, consulte a meteorologia para ver se vai chover. Regue somente o necessário, usando um esguicho tipo "revólver", que libera a água só quando adicionado.

 

12.Se possível, armazene a água da chuva para molhar suas plantas, lembrando sempre de tampar os recipientes.

 

13.Evite imprimir muitos papéis. Dê preferência por ler na tela do computador. E se for necessário imprimir, opte pela impressão frente/verso. Assim, você estará reduzindo o consumo pela metade.

 

14.Quando for comprar aparelhos eletrodomésticos, dê preferência àqueles que venham com o selo Procel. Esse selo é garantia de economia de energia. E compre geladeiras como o selo "greenfreeze", sem o gás CFC, que ataca a camada de ozônio.

 

15.Troque o uso de papel toalha por pano de prato. Guardanapos de pano laváveis também são uma boa opção aos guardanapos.

 

16.Ao fazer café, dê preferência ao coador de pano, ou à cafeteira de fogão, em vez do coador de papel. Se for comprar uma cafeteira elétrica, escolha uma que já venha com um coador lavável.

 

17.No trabalho, compre um copo ou uma caneca de vidro, para água e café. Assim você diminui o uso de copos descartáveis.

 

18.Uma pilha consome muito mais energia para ser fabricada do que a energia que obtemos dela. Use pilhas recarregáveis. Ou quando possível, use aparelhos que funcionem com energia solar

 

19.Não deixe seus aparelhos em standby

Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

 

20.Um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, e dificulta muito seu tratamento na estação de esgoto. Deposite o óleo (após esfriar) em garrafas PET, feche bem e leve para um posto de coleta, para reciclagem.

 

21.Tire o pó das lâmpadas. Por incrível que pareça, lâmpadas empoeiradas gastam mais energia!

 

22.Quando for fazer compras, leve suas próprias sacolas, evitando o uso de sacolas plásticas.

 

23.Não coloque alimentos quentes na geladeira, espere que eles esfriem do lado de fora. Assim você economiza a energia que a geladeira gastaria para resfriá-los.

 

24.Tire o carregador de celular da tomada, quando você não o estiver usando. Mesmo desconectado do celular, ele gasta energia.

 

25.Não jogue lixo (papel de bala, folheto, lata, tampinha, etc.) na rua. Ele entope os bueiros e causa alagamentos e enchentes nas áreas urbanas.

 

26.Recicle também suas roupas. Periodicamente faça uma faxina no seu guarda roupas, e doe o que você não estiver mais usando.

 

27.Use sempre panelas de pressão. Elas são mais rápidas e consomem menos energia.

 

28.Desligue as bocas de fogão minutos antes de a comida ficar pronta. Elas ainda se manterão quentes por um tempo. O mesmo pode ser feito com o ferro de passar.

 

29.Compre papel higiênico não branqueado com cloro. O branqueamento produz dioxinas que, uma vez em rios, matam peixes.

 

30.Visite a oficina regularmente e verifique a emissão de fumaça do seu carro. Colabore com o meio ambiente!

 

31.Recicle sempre! Separe o material reciclável do seu lixo. Isto faz muita diferença.

 

32.E nunca queime lixo doméstico!

 

33.Limpe ou troque os filtros o seu ar condicionado

Um ar condicionado sujo representa 158 quilos de gás carbônico a mais na atmosfera por ano.

 

34.Compre papel reciclado

Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.

 

35.Tem um quintal? Plante uma árvore

Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.

 

36.Compre alimentos produzidos na sua região

Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.

 

37.Compre orgânicos

Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.

 

38.Não deixe o bagageiro vazio em cima do carro

Qualquer peso extra no carro causa aumento no consumo de combustível. Um bagageiro vazio gasta 10% a mais de combustível, devido ao seu peso e aumento da resistência do ar.

 

39.Informe-se sobre a política ambiental das empresas que você contrata

Seja o banco onde você investe ou o fabricante do shampoo que utiliza, todas as empresas deveriam ter políticas ambientais claras para seus consumidores. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas. Por isso, não olhe apenas para as ações que a empresa promove, mas também a sua margem de lucro alardeada todos os anos. Será mesmo que eles estão colaborando tanto assim?

 

40.Coma menos carne vermelha

A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada. Você já sentiu aquele cheiro pavoroso quando você se aproximou de alguma fazenda/criação de gado? Pois é: É metano, um gás inflamável, poluente, e megafedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para você ter uma idéia: Para produzir 1kg de carne vermelha é necessário 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.

 

O planeta Agradece! Seus futuros filhos e netos também.